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Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 2 de agosto de 2011

*** TURBO ***

-Aspirado: Pode ir desde uma preparação bem leve para uma mais pesada. São alterados, numa preparação mais leve, por exemplo, Filtro de ar (troca-se por um de menor restrição), chip reprogramado (ou mudanças no carburador), escape (menor restrição da saída de ar). Já um carro aspirado mais forte, pode ter também, além dos itens já citados, comando mais bravo (maior tempo de abertura das válvulas), dutos polidos, corpo de borboleta retrabalhado (menor restrição de ar), cabeçote rebaixado (maior taxa de compressão), válvulas maiores e retrabalho na angulação das mesmas (maior entrada de ar e com mais facilidade), entre outras possibilidades. A grande desvantagem desse tipo de preparação é o custo, principalmente quando se quer um carro realmente forte. Mas pra uma preparação leve é o indicado.

-Nitrado: o óxido nitroso, nada mais é do que um comburente que melhora a mistura ar-combustível, aumentando a potência do veículo. Porém, não é recomendado utilizar mais do que 50% da potência original do carro, a não ser que o mesmo conte com pistões e bielas forjadas. A injeção do nitro deve ser sempre feita a partir de 2.500 RPM e não é recomendável que a aplicação dure mais do que 7 segundos. A injeção pode ser feita através de um botão ou através de um micro switch instalado embaixo do pedal, sendo assim o nitro só será injetado quando você estiver com o pé no fundo. Porém, antes de apertar o botão ou pisar fundo, deve-se ligar o nitro, através de uma chave e abrir a válvula de segurança no próprio cilindro. O preço de um kit novo da NOS é em torno de R$1.800 já a recarga de um cilindro padrão sai por volta de R$100.

-Sobrealimentado: Os principais tipos de sobrealimentadores são o turbo e o blower. O turbo, nada mais é do que um caracol que aproveita os gases do escape para aumentar a quantidade de ar admitida pelo motor. Já o blower é formado por uma carcaça com 2 rotores internos que giram em sentidos opostos, sem se encostar, criando um fluxo contínuo, e otimizando a mistura. Uma das grandes desvantagens do blower em relação ao turbo é o espaço. É complicado achar espaço livre sem ter de cortar o capô. Porém, o blower traz mais torque em baixas rotações, ao contrário do turbo que só "enche" a partir de 3.000 giros, dependendo do tamanho da turbina, que é o chamado turbo-lag. Mas a maior desvantagem do blower fica por conta do preço. Um kit blower pode chegar a custar R$5.000 enquanto um kit turbo, novo pode ser encontrado por R$2.000, em média.

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