*** HUMOR ***

*** ORKUT ***

*** VISITAS ***

*** O AUTOR ***

Minha foto
Éwerton Navarro
GUAXUPÉ, MINAS GERAIS, Brazil
ewertongxpe@msn.com
Ver meu perfil completo

*** MEMBROS ***

Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 2 de agosto de 2011

*** O QUE É TUNING? ***

O nome “Tuning” originou-se da necessidade de nomear as modificações internas e externas de um veículo feitas para melhorar a performance, a segurança e o visual do mesmo.
Lembra daquela palavra que estava escrito nos rádios importados? Pois sim, traduzindo “tuning” significa afinar, adequar, sintonizar. O “Tuning” automotivo, nada mais é do que adequar os equipamentos ao veículo.
Mas o Tuning começou muito antes do que podemos imaginar. Na época dos anos 50 quando os “rabos de peixe” circulavam pelas ruas , os jovens mais rebeldes já preparavam seus carros para corridas clandestinas. Não contentes com o desempenho de seus veículos, principalmente por causa do peso, usavam pneus mais largos na traseira e motores mais fortes. Com o passar dos tempos, principalmente na década de 60, as grandes fábricas automotivas começaram a desenvolver veículos para vários segmentos, ou seja, carros de mesma carroceria porém de diferentes desempenhos apareceram circulando pelas ruas. Inclusive estes carros eram enviados para serem testados nas pistas de corrida. O que elevava ainda mais o conceito de esportividade dos mesmos.
Toda inovação tornava-se uma obsessão, porém somente os mais afortunados podiam ter o prazer de dirigir estas máquinas mais possantes.
No entanto paralelamente às inovações automobilísticas, um outro segmento começou a aparecer, que era o mercado de acessórios automotivos de alta-performance.
Este mercado surgiu justamente para suprir a falta de desempenho e esportividade dos carros mais básicos. Porém, o que no começo era apenas um “tapa buracos”, tornou-se um dos mercados mais ascendentes, movimentando bilhões em todo o planeta.
E o que dizer então dos amantes por este segmento? Qual o maior prazer se não ao de andar na frente do modelo esporte “top” de fábrica?
O que no começo era apenas preocupação com desempenho, tornou-se também preocupação com segurança. Melhor do que andar, com certeza é poder parar. Tudo foi pensado e desenvolvido para adequar a performance à segurança.
O “Tuning” é aplicado a tudo, desde o parafuso que seguram as enormes rodas desenvolvidas, passando pelos turbo-charges de última geração, até à simples cor da manopla de câmbio. Porém quem pensa que “tuning” está apenas acontecendo com veículos de quatro rodas está enganado. As motocicletas já estão na mira dos “tuners” como são chamados os aficionados por “tuning”. Navegando pela Internet já achamos páginas especializadas neste segmento sendo fácil encontrar motos nitradas e/ou até turbinadas.

0 comentários: